Games: 01 – 02 – 03 – 04 – 05 – 06 – 07
08 – 09 – 10 – 11 – 12 – 13 – 14
8ª PARTIDA: (PGN)
Dia 04/12/2024 – 06:00h
Chess.com – GM Rafael Leitão: (PGN)
Chessbase.com: (PGN)
Lichess/Stockfish17 (PGN)
PRECISÃO LICHESS.ORG: BRANCAS 95% PRETAS 92%
PRECISÃO CHESS.COM: BRANCAS 91.7% PRETAS 91.5%
O quinto empate consecutivo, mas, mais uma vez, foi absolutamente insano. Foto: Maria Emelianova/Chess.com.
Gukesh e Ding perdem chances de vitória em empate maluco na partida 8
Tanto o GM Gukesh Dommaraju quanto o campeão mundial Ding Liren desperdiçaram chances de vitória, e a oitava partida do Campeonato Mundial da FIDE 2024 terminou em um empate após 51 lances. Ding começou com 1.c4, foi novamente surpreendido na abertura, mas havia estabilizado a posição quando caiu em uma armadilha. Gukesh aproveitou a oportunidade e ficou ganho, mas uma escolha errada fez o cenário mudar novamente. Ding esteve perto de vencer, mas acabou aceitando o empate. Gukesh recusou a repetição de lances, mas não conseguiu evitar o quinto empate consecutivo. Mais um dia de drama intenso deixa o placar empatado em 4 a 4, restando ainda seis partidas.
Este é um relatório rápido. Volte mais tarde para a análise completa, declarações dos jogadores e fotos!
Ding e Gukesh têm chances de vencer um jogo difícil do Campeonato Mundial na 8ª partida.
Mark Crowther – quarta-feira, 4 de dezembro de 2024
O Campeonato Mundial de Xadrez da FIDE entre o atual campeão Ding Liren e Gukesh D estão empatados em 4-4 após 8 jogos. Nenhum O jogador parecia particularmente desapontado, pois desenhou um jogo muito difícil jogo onde os motores mostraram que ambos os jogadores tinham uma posição vencedora em diferentes momentos.
Ding está pulando de abertura em abertura para que ele seja um alvo em movimento, uma estratégia de surpresas de abertura que por si só não é uma surpresa. Hoje Gukesh agradeceu seus segundos ao entrar em um novidade primeiro com 7…f6 depois que Ding escolheu o inglês. O que aconteceu é que o jogo assumiu um aspecto bastante único direção, Ding tinha uma Torre exposta no meio do tabuleiro, Havia uma estrutura de peões muito incomum. Tudo isso significava Os jogadores tiveram um pouco de dificuldade em descobrir o que estava acontecendo, e isso parecia ficar mais difícil à medida que o jogo Progrediu. 22.Tb1 parecia o início do problema de Ding e ele sentiu que tinha que desistir de seu peão-a, deixando Gukesh com passes peões a e b que outras coisas sendo iguais devem ser decisivo. Havia alguns pinos para resolver, no entanto e o computador sugeriu 26…Cdc5 como o vencedor movimento, Gukesh achou que o movimento tinha uma aparência estranha e parecia um pouco não convencido, mesmo na coletiva de imprensa. Após 28.De1! (perdido por Gukesh) Be6? é Ding que estava ganhando de acordo com os motores, não que ele estivesse totalmente convencido também, 31.Ce1 deveria estar melhor, 31.Cd4 foi mais natural e mesmo depois de 32.Cc6 Gukesh não foi certeza de que ele estava ainda pior e recusou um empate posterior por repetição (depois de o jogo que ele disse que agora podia ver que estava pior). Logo o jogo terminou em empate por repetição.
(TWIC)
8ª partida do Campeonato Mundial: Mais chances perdidas em empate dramático
Tensão implacável
Veja abaixo análises de vídeo de especialistas do GM Daniel King e do IM Robert Ris
Não faltou drama na partida do Campeonato Mundial de Xadrez em Cingapura. Embora os últimos cinco jogos tenham terminado empatados, o jogo 8 trouxe mais uma camada de emoção, já que Ding Liren e Gukesh D perderam chances claras de garantir uma segunda vitória. Com Ding vencendo o jogo 1 e Gukesh se recuperando no jogo 3, o placar permanece empatado quando o confronto de 14 jogos passa do meio do caminho. A tensão implacável está levando os jogadores e suas equipes a ajustar seus preparativos estratégicos fora do tabuleiro à medida que as apostas continuam a aumentar.
Na partida de quarta-feira, Ding tentou 1.c4, a abertura inglesa, marcando seu quarto lance de abertura diferente com as brancas. Essa diversidade tem sido uma característica definidora da partida, em contraste com os confrontos em que os jogadores se limitam a sondar sistemas específicos. Apesar da variedade de Ding, foi Gukesh quem introduziu uma novidade, elaborada por sua equipe bem preparada. O prodígio indiano mais tarde reconheceu sua equipe de apoio, particularmente Grzegorz Gajewski, dizendo:
[Minha equipe] tem feito um ótimo trabalho. Não apenas ‘Gaju’, mas também outros membros da equipe.