Sistemas de desempate de xadrez
Todo torneio de xadrez, para ser considerado oficial, deve ser aprovado pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE) e regido por suas “Regras do Torneio” e “Leis do Xadrez”. Nas “Regras do Torneio” são determinados sistemas de desempate, também chamados de critérios de desempate.
Eles são usados para determinar a classificação dos jogadores com os mesmos pontos. Todos os sistemas de desempate usados devem seguir uma ordem e ser anunciados antes do início do torneio, conforme estabelecido nas regras específicas da competição.
Vamos detalhar os sistemas de desempate mais utilizados:
Jogos de playoff
Jogos de desempate, também chamados de play-offs, são considerados o sistema de desempate mais justo porque define a classificação em uma disputa de jogos entre jogadores empatados com o mesmo número de pontos no torneio, desde que o critério de desempate “resultado particular” que detalharemos posteriormente não seja aplicado.
Recomenda-se jogar jogos de desempate para definir o campeão ou para possíveis vagas de qualificação para outros campeonatos, como os campeonatos zonais e continentais que qualificam para a Copa do Mundo.
O problema desse sistema é que ele é impraticável em caso de muitos jogadores empatados, especialmente quando não é para as posições principais. Também é necessário um período reservado ao final do torneio, e às vezes pode não haver tempo suficiente para que os jogos de desempate estejam no mesmo ritmo do torneio.
Por eso, generalmente, se realiza con un ritmo de juego de menor tiempo, como partidas en las modalidades de ajedrez rápido o blitz. Los jugadores empatados juegan entre sí, todos contra todos o en sistema de eliminatoria (ejemplo semifinal y final). Los puestos de cada uno en el torneo serán definidos por el resultado del desempate.
Eemplos de desempate playoff
Vejamos como exemplo a siguinte tabela cruzada:
| Puesto | Nombre | 1 | 2 | 3 | 4 | Pts. |
| 1 | Jugador D4 | *** | 1 1 | 1 ½ | 1 ½ | 5 |
| 2 | Jugador C3 | 0 0 | *** | ½ 1 | 1 ½ | 3 |
| 3 | Jugador B2 | 0 ½ | ½ 0 | *** | 1 ½ | 2½ |
| 4 | Jugador A1 | 0 ½ | 0 ½ | 0 ½ | *** | 1½ |
Os quatro jogadores empatados em pontos no torneio definiram suas respectivas posições jogando todos contra si duas vezes, uma partida com as brancas e outra com as pretas. A maioria dos jogadores consideraria justo, especialmente se o ritmo de jogo permanecer o mesmo do torneio.
Os regulamentos do torneio também devem especificar como desempatar caso dois jogadores ainda estejam empatados após o desempate, especialmente no caso de primeiro lugar. O mais comum é que continuem jogando, reduzindo cada vez mais o tempo de jogo caso o empate persista.
O que acontece se os jogadores continuarem empatados?
Lá chegamos ao jogo blitz chamado “morte súbita” ou armagedom, onde as brancas ganham um minuto extra no tempo, mas as pretas têm o empate a seu favor, que é o que acontece na Copa do Mundo, assim como aconteceu no jogo entre o chinês Yu Yangyi e o russo Nikita Vitiugov, como você pode ver no artigo “A derrota mais terrível no xadrez”.

Avaliação Média do Oponente
A Federação Internacional de Xadrez possui seu sistema internacional de pontuação, chamado FIDE rating ou popularmente conhecido como “Elo” no ambiente xadrezístico porque foi criado pelo matemático húngaro Arpad Elo (se você tiver interesse em saber mais, leia o excelente artigo “O que é Elo no Xadrez?”).
O objetivo é medir e determinar o nível de jogo de cada jogador por meio de um cálculo estatístico, considerando os resultados das partidas. O critério de desempate “Avaliação Média dos Adversários” é a soma da classificação FIDE de cada adversário de um jogador durante o torneio, dividida pelo número de partidas disputadas. Assim, teremos o “elo” médio dos oponentes. Como exemplo, vamos imaginar um torneio de 5 rodadas onde um jogador enfrenta os seguintes adversários:
1ª Rodada ELO 1953
2ª Rodada ELO FIDE 2092
3ª Rodada ELO FIDE 2377
4ª Rodada ELO FIDE 2520
5ª Rodada ELO FIDE 2495
Devemos somar a classificação FIDE de cada adversário e dividi-la pelo número de jogos, o cálculo seria: 1953 + 2092 + 2377 + 2520 + 2495 = 11.437 ÷ 5 = 2287,4
Sistema Buchholz
O sistema Buchholz (também grafado Buchholtz) é um sistema de classificação ou pontuação em torneios de xadrez desenvolvido por Bruno Buchholz
É o critério mais comumente usado nos torneios suíços. Consiste em somar os pontos obtidos no torneio de cada um dos adversários de um jogador. Esse sistema também pode ser aplicado das seguintes maneiras:
Buchholz Médio ou Médio: Não considera na soma o oponente que obteve a maior pontuação ou o que obteve a menor pontuação. Também pode ser aplicado descartando os dois oponentes com mais pontos e os dois com menos pontos.
Buchholz com corte: Também chamado de “Buchholz Top”, ele descarta o oponente com a menor pontuação da soma. As duas menores pontuações também podem ser ignoradas.
Resultado particular ou confronto direto
Pode ser aplicado caso todos os jogadores empatados em pontos tenham se enfrentado, somando os pontos dos jogos entre eles, gerando assim uma classificação entre os empatados.
Sistema Koya
É usado em torneios round-robin, também conhecidos como round-robin ou schuring, somando os pontos marcados contra todos os adversários que alcançaram metade ou mais dos pontos totais do torneio.
Número de jogos com as peças pretas
O nome do critério é facilmente definido, ele também pode ser aplicado considerando o número de partidas vencidas com as peças pretas. Jogos não disputados por ausência são contados como se fossem com as peças brancas.
Sonneborn – Berger
É o critério de desempate mais comumente usado em torneios Round-Robin, onde todos os jogadores se enfrentam. O cálculoé a soma dos pontos totais dos adversários que vencemos e metade dos pontos contra os quais empatamos. Nada é adicionado aos jogos perdidos.
[ID ninja-inline=7491]
